Escola da Fé

Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia

Conheça a Escola Diaconal

O que é “Diaconado”? O diaconado é coisa nova na Igreja? Por que “permanente”? O que é necessário para se tornar diácono? Alguém pode se apresentar como candidato ao diaconado? Como fica a vida matrimonial do diácono? Quais as funções do diácono? O diácono pode exercer o seu ministério em qualquer paróquia?

Estas, e muitas outras perguntas, serão respondidas nesta primeira formação da nossa Escola Diaconal. Participe e ajude a Igreja a descobrir os seus futuros Diáconos Permanentes.

Atenção: Aqueles que já pressentem que Deus os chama para esta vocação, e pretendem entrar na Escola Diaconal, devem fazer esta formação juntamente com a sua esposa e possivelmente com os filhos. Porém, esta formação é aberta para que toda a Comunidade conheça mais, reze por esta vocação, e ajude a Igreja a discernir quem será os nossos Diáconos.

Observação: esse curso é aberto a todos, porém a entrada nesta Escola Diaconal é reservada aos fiéis da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Curso Consagração Feminina

A vida consagrada feminina, tem suas origens já nos tempos apostólicos quando “virgens” e “viúvas” são chamadas pelo Senhor para se consagrarem para sempre a Ele. Ainda hoje, essa consagração acontece através de um rito solene.

Qual o objetivo deste curso?

• Apresentar para a Igreja essa vocação que Deus a oferece desde a sua fundação

• Ajudar às mulheres celibatárias ou viúvas a discernir se Deus as chama ou não a esta consagração.

Esse curso vai responde a muitas perguntas, como por exemplo: A quem Jesus chama para ser “Virgem Consagrada” ou “Viúva Consagrada”? Como as consagradas, enraizadas na Diocese, podem viver? Quais os primeiros passos para o Discernimento Vocacional.

Observação: esse curso é aberto a todos, porém a entrada nesta Escola de Consagração Feminina é reservada aos fiéis da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Curso Breve História da Igreja

Percorrer os períodos clássicos da História da Igreja, de maneira crítica, superando os preconceitos ideológicos, especialmente quanto ao período medieval, buscando construir um conhecimento com bases científicas, sem, contudo, deixar de olhar as riquezas culturais e espirituais da presença da Igreja e sua atuação na sociedade, possibilitando a compreensão de sua importância, bem como do seu legado em instituições eclesiásticas e sociais. O objetivo é oferecer elementos para que o estudante crie sua própria compreensão crítica sobre a História da Igreja, dando-lhe, em primeiro lugar, a satisfação pessoal pelo conhecimento, a experiência de liberdade diante das limitações ideológicas e instrumento intelectual para leitura da realidade em vista da atuação pastoral.

Curso Formação de Líderes

Abrimos uma nova turma do curso de Formação de Líderes, para quem não pode participar do primeiro curso em março.

“A arte de guiar as almas é a arte das artes”, escreveu o Papa São Gregório Magno . Situada como mediação da Liderança que Deus exerce sobre cada ser humano para levá-lo do “reino das trevas” à Terra Prometida, a “arte da Liderança” não se improvisa! Precisa de um sólido embasamento.

Traz exigências interiores pessoais e de grupo.

Nesse curso vamos ter três momentos:

Primeiro com Dom Dominique que apresenta a figura de Moisés, esta liderança cristã encontra uma linda ilustração, autêntico anúncio da figura do Cristo Bom Pastor. Em seguida Pe. Helder Salvador que nos apresenta técnicas de liderança e por fim Ronaldo Lima que traz temas fundamentais para o exercício da liderança.

Curso Descobrindo o Evangelho de São João

Uma leitura de fé de algumas passagens do Evangelho de João que são utilizadas na liturgia dominical, levando as pessoas a aprofundarem alguns elementos do Evangelho alimentando sua caminhada pessoal e comunitária.

Acesso a Sala de Aula

Clique aqui, para acessar a Sala de Aula.

Somente alunos matriculados na Escola da Fé, poderão acessar a Sala de Aula.

Para saber mais como acessar a Sala de Aula, clique aqui.

Curiosidades da Fé

Você quer conhecer muito mais sobre Nossa Senhora de Guadalupe?

A cada mês disponibilizaremos gratuitamente uma "Curiosidade da Fé" para que possamos amar ainda mais a nossa Igreja Católica. Serão temas variados, oferecidos por padres de nossa Diocese.

A curiosidade do mês, é sobre a Nossa Senhora de Guadalupe. Venha conhecer essa curiosidade, clicando aqui..