Sobre a

Escola da Fé

Propomos a abertura de uma “Escola da Fé”

Esta abraçará, além do estudo da Palavra de Deus, uma introdução ao Mistério Cristão expresso na fé católica. Será feita de maneira simples e voltada para a experiência pessoal e pastoral. Evitaremos as palavras ou os raciocínios complicados para favorecer o crescimento da fé e o seu aproveitamento.

+ Dom Dominique You

O que nos leva a dar este passo?

A Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia abriu durante dois anos uma “Escola da Palavra”, através de vídeo-aulas transmitidas à distância pela plataforma da PUC-GO. Mais de 250 pessoas inscritas em maio de 2014 conseguiram perseverar até o fim deste curso de 80 horas, e poderão receber o diploma de curso por extensão, em fevereiro de 2017.

Este resultado manifesta uma forte sede de conhecimento religioso: Além da capacidade de acesso à internet até nas zonas rurais apesar das dificuldades práticas, foi comprovada a perseverança de muitos dos inscritos iniciais. Isso nos leva a nos esforçarmos para favorecer esta formação para leigos e leigas.

Continuaremos oferecendo em parceria com a PUC-GO a “Escola da Palavra”, através das mesmas vídeo-aulas transmitidas à distância. A única diferença é que as 80 aulas serão oferecidas em três cursos em vez de um só curso. Assim, as pessoas poderão aproveitar a totalidade ou só uma parte desse curso de introdução bíblica. Em breve, comunicaremos o Link da PUC-GO, para a matricula.

Propomos a abertura de uma “ESCOLA da FÉ”. Esta abraçará, além do estudo da Palavra de Deus, uma introdução ao Mistério Cristão expresso na fé católica. Será feita de maneira simples e voltada para a experiência pessoal e pastoral. Evitaremos as palavras ou os raciocínios complicados para favorecer o crescimento da fé e o seu aproveitamento.

Qual o nosso sonho?

Oferecer uma ESCOLA da FÉ, através de diversos cursos independentes, de curta duração, visando:

  • Ampliar e aprofundar a formação religiosa que uma pessoa já adquire participando da vida eclesial.

Por exemplo: Eu sei o que é a Eucaristia, mas não compreendo bem como posso vivenciá-la melhor, e o que ela traz a uma pessoa que é convidada a se entregar a ela!

  • Facilitar o exercício da liderança cristã sob suas diversas formas (ministérios instituídos, catequese, agentes de pastorais, de movimentos, etc.).

Eu aprendi como conformar aos poucos a minha vida ao chamado do Evangelho, mas não consigo transmitir este desejo aos meus filhos(as) ou aos membros da minha comunidade ou do meu grupo.

  • Suscitar o desejo de uma formação mais profunda.

Gosto de viver ativamente na Igreja, mas encontro fora dela muitas objeções, e gostaria de saber melhor responder a elas!


A quem se dirige estes Cursos?

Aos Católicos engajados nas Dioceses e Paróquias como Ministros da Palavra ou Ministros extraordinários da distribuição da Eucaristia, catequistas, líderes de Comunidades Eclesiais urbanas ou rurais, líderes de Pastorais ou de Movimentos eclesiais, pais e educadores, animadores jovens.


Espírito dos Cursos

Os leigos engajados em ministérios instituídos ou em vários serviços eclesiais são os destinatários desta “Escola da Fé”. Vamos privilegiar uma compreensão da doutrina revelada na Palavra e na Tradição da Igreja Católica, mas sempre explicaremos esta doutrina de maneira que o participante possa compreender e aproveitar o que é ensinado pela Igreja, assim como este ensinamento abre para uma vida individual e comunitária no seguimento a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.