Profetas no Tempo dos Reis

Depois do Curso sobre “Rute, Samuel e Davi” dado no ano de 2019 na Escola da Fé, estamos dando mais um passo na história de Israel através dos livros do Antigo Testamento.

Este novo curso nos fará percorrer os 4 séculos que seguem, levando-nos da morte do Rei Davi ao Exílio para a Babilônia: aproximadamente entre os anos 1.000 a.C. e 600 a.C.

São séculos perturbados nos quais Israel perde aos poucos a consciência da sua identidade de “parceiro privilegiado” na Aliança com Deus: Os reis negligenciam as cláusulas da Aliança, a atração do paganismo sobre a população é muito forte e leva-a ao sincretismo religioso, um cisma político-religioso chega a separar 10 das 12 tribos da capital Jerusalém. O fenômeno da “profecia” se manifesta com um vigor desconhecido até então. Os profetas lembram, cada qual com a própria personalidade, a mensagem da necessária fidelidade. De maneira violenta, patética ou fraterna, o eco da Voz de Deus se faz ouvir por eles. Muitos destes profetas sofrem perseguições por parte do próprio rei ou povo... Mas, além destas dificuldades, transparecem com mais nitidez alguns traços do “filho” prometido por Deus a Davi, como Messias. Compreenderemos a que ponto este período está, em muitos aspectos, semelhante ao nosso tempo pela perda das referências transcendentes, e pela ameaça da perda da própria identidade humana! Porém, o “Rosto” de Deus aparecerá com uma beleza insuspeitada, mesmo se os cristãos muitas vezes a ignoram. Por isso, é preciso diminuir este distanciamento em que deixam o Antigo Testamento que revela estes tesouros...

Estas 10 aulas querem ajudar-nos a “saborear” o Antigo Testamento, através de conhecimentos básicos sobre a época estudada e sobre cada um dos profetas, numa leitura quase-contínua que destaca o sentido histórico e o sentido espiritual da promessa de um Messias ainda longínquo, mas bem real e que faz progredir a esperança do “pequeno resto” de Israel fiel, através de altos e baixos...

Os exercícios querem sobretudo levar a aprofundar uma compreensão mais precisa daquilo que é exposto na aula.

Em Cristo com Maria

+ Dominique.


Quais serão os temas abordados?

1. Salomão

2-3. Elias

4-5. Eliseu

6. Amós

7. Oséias.

8. O 1º Isaías

9. Jeremias

10. O 2º Isaías e o 3º Isaías.


Duração

  • Início das aulas: dia 28/setembro/2020
  • Término: 30/novembro/2020

Investimento

Normalmente o investimento deste curso de R$ 25,00 para inscrições com depósitos individuais e R$ 20,00 para inscrições conjuntas com depósitos a partir de três matrículas. Esta taxa permite que você realize o curso completo.

Se alguém tem dificuldades econômicas e não pode efetuar nenhum depósito, entre em contato conosco pelo WhatsApp (94) 99296-8888 ou pelo e-mail [email protected] Ninguém deixa de estudar na Escola da Fé por causa de problemas financeiros. Deus vem em nosso auxílio!!!

Esta taxa permite que você realize o curso completo.

Após preencher a ficha de inscrição, você receberá um e-mail com as instruções para pagamento da taxa.

Para preencher a ficha de cadastro, clique aqui.

Recursos didáticos

A primeira semana do curso é sempre dedicada para o aluno conhecer o ambiente virtual e familiarizar-se com os recursos didáticos interativos.

Pelos fóruns temáticos semanais, os alunos interagem com seus colegas de turma e seu monitor, discutindo temas apresentados ou partilhando experiências.

As aulas serão estarão disponíveis em vídeos, que poderão ser baixados para serem assistidos conforme a conveniência de cada aluno.

Certificação

Ao final do curso será oferecido pela Diocese um certificado, em função da participação as vídeos-aulas e das notas obtidas nos exercícios realizados.

Professor

Dom Dominique You é Bispo da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Mestre em Teologia (especialização tomística) na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino/Angelicum – Roma (Itália).

Inscrição