Curso para Ministros da Palavra

Módulo I

O Curso para Ministros da Palavra - Módulo I é um conjunto de 4 series de 5 aulas que deverá continuar até dezembro de 2020, ao longo de 4 semestres, chegando a 20 aulas.

A situação da nossa Diocese, onde 90% das celebrações dominicais são celebradas por leigos ou leigas, exige de nós uma grande atenção para capacitar, e atualizar constantemente os Ministros e Ministras da Palavra que comentam semanalmente o Evangelho para as respectivas Comunidades Eclesiais.

É um desafio assegurar a estes irmãos e Irmãs o apoio necessário para compreender e aplicar à vida dos fiéis a Palavra de Deus. Exige também proporcionar uma formação mais ampla na linha da espiritualidade pessoal, e da liturgia comunitária.

Esta primeira etapa do Curso para Ministros da Palavra pretende abrir com 5 aulas o caminho desta formação e da atualização para atuais e futuros Ministros e para todas pessoas que precisam ocasionalmente comentar o Evangelho: Catequistas, Líderes de Pastorais ou de Movimentos, etc.


Quais serão os temas abordados?

O conteúdo programático desta primeira série de 5 videoaulas:

  1. A “Celebração da Palavra” no último documento 108 da CNBB. O professor será Dom Geraldo Lírio Rocha, arcebispo emérito de Mariana-MG, ex-presidente da CNBB.
  2. A geografia da Terra Santa, por Pe. Pedro Jorge Viana, pároco da Catedral N. Sra. da Conceição, em Conceição do Araguaia-PA.
  3. O Evangelista São Lucas, autor dos Evangelhos dominicais deste ano de 2019. O professor será o Pe. Josiano Souza Pereira, vigário da Paróquia Cristo Redentor, encarregado da área pastoral São Bento, em Redenção-PA.
  4. A “Leitura Orante da Palavra, elemento chave da espiritualidade do Ministro da Palavra”, pelas Irmãs Sacramentinas da paróquia São José Carpinteiro em Xinguara-PA.
  5. A preparação e realização da homilia, por Pe. Helder Salvador, vigário geral da Diocese, e pároco da Paróquia N. Sra. das Graças, em Redenção-PA.


Duração

  • Início das aulas: dia 08/Jun/2020
  • Término: 06/Jul/2020

Investimento

Normalmente o investimento em cada um dos Módulos é de R$ 20,00 para inscrições com depósitos individuais e R$ 15,00 para inscrições conjuntas com depósitos a partir de três matrículas. Esta taxa permite que você realize o curso completo.

Neste tempo de Pandemia de Coronavírus a sua Escola da Fé está permitindo a gratuidade para aqueles que não podem contribuir. Para aqueles que podem contribuir conosco, pedimos que efetuem o depósito ou transferência para a conta:

  • Diocese de Conceição do Araguaia
  • Banco Bradesco
  • Ag. 0925-3
  • Conta Corrente 020874-4
  • CNPJ 05.254.255/0001-02

Para preencher a ficha de cadastro, clique aqui.

Recursos didáticos

A primeira semana do curso é sempre dedicada para o aluno conhecer o ambiente virtual e familiarizar-se com os recursos didáticos interativos.

Além dos vídeos e das gravações áudio, uma apostila comunica o conteúdo das diversas aulas.

Um mural permite uma interação com um dos representantes e com os demais inscritos no Curso para Ministros da Palavra.

Depois de cada hora de aula, é proposto um exercício com 10 perguntas com respostas múltiplas, sobre o conteúdo do tema abordado nos vídeos.

As aulas serão estarão disponíveis em vídeos, que poderão ser baixados para serem assistidos conforme a conveniência de cada aluno.


Certificação

Ao final do curso será oferecido pela Diocese um certificado, em função da participação as vídeos-aulas e das notas obtidas nos exercícios realizados.

Inscrição